O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de um conjunto de serviços articulados tendo em conta as necessidades básicas dos utentes e famílias que os solicitam, não tendo de deixar o conforto do seu lar, os seus hábitos e costumes e, mais importante, a proximidade dos seus familiares.
- Assegurar aos utentes a satisfação das suas necessidades básicas;
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes, permitindo a implementação de um esquema de retaguarda às famílias;
- Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
- Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos utentes e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
- Prestação de cuidados de higiene e conforto
- Confeção, transporte e/ou distribuição de refeições
- Cuidados de imagem
- Tratamento de roupas
- Higiene habitacional
- Acompanhamento ao exterior
- Apoio pontual da aquisição de bens, medicamentos e outros serviços
- Apoio e acompanhamento do processo clínico do utente
- Acompanhamento a consultas e exames de diagnóstico
- Atividades culturais, de entretenimento e lazer
- Passeios, festas, convívios
- Diretora Técnica
- Psicóloga
- Ajudantes de Ação Direta
- Auxiliares de Serviços Gerais
- Cozinheiras
- Necessidade de cuidados por situações de saúde e/ou dependência;Ausência de família de retaguarda ou impossibilidade da mesma de prestar acompanhamento de qualidade ao utente;
- Residente no concelho de Caminha, nomeadamente em freguesias do litoral do concelho;
- Risco de isolamento social;
- Situações de emergência social;
O serviço de apoio domiciliário funciona todos os dias úteis das 08H00 às 19H00, ao fim-de-semana e feriados das 08H00 às 17H30.
O Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social Paroquial de Moledo é uma resposta social licenciada e com acordo de cooperação da Segurança Social pelo que as regras de cálculo de mensalidades se pautam pelas regras dos normativos em vigor.